Toda a mulher tem o homem que merece!

por Inoema Jahnke

Frase agressiva, né? Mas quando uma situação é extrema, não podemos colocar panos quentes, para que este estado de sequestro de si mesma que milhares de mulheres sofrem, venha a deixar de existir, mais uma vez somos nós as mulheres que precisamos ensinar aos homens, mostrando ao mundo como devemos, sermos tratadas.

Toda a mulher tem o homem que escolhe! Complicado dizer isso nos dias onde o feminicídio está em larga escala, e na maioria das vezes acontece quando a mulher dá um basta na relação.  Mulher alguma merece ser agredida, espancada, estuprada e assassinada, isso é de uma brutalidade ancestral onde o homem se julgava dono da mulher é inadmissível que ainda hoje existam déspotas que pensem assim.

Deixe-me redigir a frase:

Toda a mulher tem o homem que escolhe, mas nem sempre o homem que merece!

Assim a frase fica um pouco mais leve, mas não muda a sua essência de alerta, pois, sim! Somos nós que escolhemos… e nem sempre escolhemos bem, infelizmente.

Ele é galinha e vive te traindo, mas ele se arrepende te dá uns beijinhos, você perdoa e deixa ele voltar para a sua cama, afinal ele está é com você! E ainda coloca a culpa na outra, como se quem lhe devesse respeito fosse “a zinha”? Ok entendi!

O super carinhoso? Que critica sua roupa, não repara se você mudou o corte de cabelo, não comemora aquela promoção que você tanto esperava, às vezes te elogia, mas sempre termina com uma crítica, mas ele diz que te ama quando você diz que vai deixa-lo, e aí você fica, afinal ele te ama, né?

Ele é carismático, um amor de pessoa, super descolado tem vários amigos trata todo mundo bem, mas quando estão a sós é agressivo. Culpa-te por aquele amigo dele que veio falar contigo por causa do teu vestido curto, você sabe que quem estava olhando as pernas da sua amiga era ele, mas para evitar uma briga mais forte, você aceita os chamamentos, afinal todo mundo acha ele legal, como que você vai perder um homem tão especial.

E aquele babaca que vive pisando na bola, inventando desculpas e te manipulando,  você até tenta terminar, mas a cada discussão você sempre termina convencida que você é que é a ciumenta, que é você a errada e que ele é o cara legal que luta pela relação.

Então, toda a mulher tem o homem que merece, traidor, mentiroso, covarde… os déspotas que existem por aí só tem espaço na sua vida se você dá a eles, quer um relacionamento legal, quer ser tratada com respeito? Inicie por rever os teus conceitos de respeito próprio.

Te identificou? Tem uma amiga, vizinha, conhecida que se identifique?  você está diante de relacionamentos abusivos!

“Tá! E aí? O que tu tens a ver com isso, é escolha minha, se eu aceito de volta, se eu perdoei o problema é meu!”

Este tipo de aversão é uma reação mais comum do que se pensa, mas quero lembrar que sempre temos duas opções, para de ler ou continuar lendo é uma delas. Agora se de alguma forma o que você leu até aqui te incomodou, continue lendo, vai que te serve de alguma coisa, né?!

Relações pautadas no desrespeito estão fadadas ao fracasso, isso de “com o tempo tudo se ajeita” é mentira que contavam a nossas avós, em relacionamentos abusivos a única coisa que se ajeita no futuro é o corpo da mulher no caixão.

O quê? Achou forte de mais, exagero da minha parte? Saiba que não é não!

Em 2019 ouve um aumento de 7,3% nos casos de feminicídio foram 1.314 vítimas, isso só no Brasil. Se você poderia ter feito algo para impedir? É, de repente quem sabe no futuro não rindo da piada machista do carinha do seu prédio, ou dando um concelho aquele amigo seu que trai a namora e ainda conta vantagem, é pouco? Sim, mas pode ser muito para o menino do seu prédio que escutou a piada e viu que você não achou graça. Você nem sabe, mas pode ter plantado uma semente, o respeito é semeado no exemplo.

Se perguntar a qualquer pessoa que está ou esteve em uma relação não muito boa, a resposta sempre será “no início não era assim”, claro que não sabe por quê? Porque no início do relacionamento os dois lados estão medindo o espaço, até aí tudo bem, o problema é que grande parte das mulheres falham na hora de impor os limites na relação, não deixam claro como querem, serem tratadas.

Então o amor é um jogo? Não, o amor é um sentimento, porém quem diz amar pode sim, ser um jogador, e aí cabe a você reconhecer e cair fora ou ser manipula, novamente dois caminhos, duas opções e quem escolhe é você.

O  mentiroso nunca trai do nada, acredite em algum momento ele é levado a acreditar que pode trair, por trás de um traidor há muitas mentiras desculpadas.

Já o agressor não sai dando socos do nada, até porque quem agride mulher é covarde, primeiro vem as agressões verbais, e ao ser desculpado vem os empurrões, sem um basta as agressões aumentam e quando a vítima vê está no hospital se questionando o por quê?…

Saber reconhecer os sinais, identificar os estágios da relação e reconhecer quando é abusiva, é o que podemos e devemos ensinar a essa geração para que as próximas desconheçam o feminicídio.

Todo o abuso tende a crescer se não for fortemente repelido, a covardia tem essa característica e todo o agressor é um covarde, o problema é que covarde também mata.

***

LIGUE180 PARA COMBATER A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER.

Você pode dizer, mas eu só deixei de usar aquela roupa, só deixei de falar com meus amigos, afinal ele está certo “mulher não tem que ter amigos” , com exemplos como este você está sim, dizendo ok! Você manda e eu obedeço. A partir daí tudo que ele não gostar será motivo para você ceder, e foi você que disse-lhe que podia te tratar assim.

Quando ele altera a voz manda você calar a boca e você baixa a voz permitindo que ele continue a gritar, está sim, dando liberdade para ser tratada abaixo de gritos, o desrespeito é sim uma opção ou você aceita, ou não, as agressões  verbais são o desrespeito declarado, ao aceita-las dá espaço para que as agressões físicas se iniciem.

Tá, mas não é pra tanto, o seu só é um pouco imaturo, são só mentirinhas seguidamente desculpadas, nada de mais. Ok, entendi, mas cuidado viu, quem mente por pouco também mente por muito, as desculpas são sim uma permissão pra ser enganada. Fica a dica.

Ele era um cara bem legal, nunca mentiu e você o pegou com sua amiga, e agora? Agora você pula fora, e segue em frente, terminar um relacionamento não é o fim do mundo não, e reveja suas amizades, não é só homem que trai, a falta de caráter é comum a ambos os sexos.

Não se esqueça que toda a regra tem exceção, tem muito peixe no rio e muitos homens que merecem uma garrota legal, não se contamine, não se diminua, lembre-se, “não aceitar menos do que você merece” é um ótimo conselho, afinal ninguém melhor que você para dizer como quer e deve ser tratada.

Pense a respeito, ao entrar em um relacionamento, sim, os dois lados cedem um pouco cada um, para que caibam um, na vida do outro, mas há coisas que não estão para barganha, respeito é uma delas.

O amor não diminui ninguém, não oprime, não aprisiona, o amor é o sentimento mais nobre de todos ele vem para enobrecer os corações e nunca para destorcer caráter.

TEXTO “Empoderamento feminino

You may also like

1 comentários

Empoderamento feminino. - Inoema Escritora e Poeta 11/08/2020 - 08:57

[…] E LEIA MAIS – TODA A MULHER TEM O HOMEM QUE MERECE Mulhertexto 0 comentários 0 […]

Responder

Leave a Reply